Serviços: Biblioteca

A+ A A-

"Ah, como é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas, muitas histórias... Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo"

Fanny Abramovich.

 

A nossa biblioteca desenvolve projetos como “Hora do conto”, ”Datas comemorativas” também dispõe de aulas de literatura com contação de Histórias com fantoches, com o objetivo de incentivar ao hábito da leitura e sua importância.

         Incentivar ao hábito da leitura requer paciência, pois é um processo de aprendizado, é por isso que a biblioteca busca atingir todos os públicos, em especial as crianças. Segundo Tahan (1957) “atrair crianças e acompanhá-las na leitura, estabelecem uma intimidade, que embora muitas vezes duram pouco mais obtém resultados”.

         As atividades desenvolvidas dentro e fora da biblioteca são todas de responsabilidade da bibliotecária junto ao professor responsável pela turma, os quais procuram resgatar aqueles que se encontram distantes da leitura.

 

A troca de livros é realizada semanalmente a partir do nível 5 até ao 5º ano e já no nível fundamental 2 a troca se da quinzenalmente.

 

É fundamental e imprescindível que a leitura extrapole o espaço físico educacional e que na Sociedade da Informação e do Conhecimento, bibliotecários e demais educadores propiciem o acesso à informação, matéria prima do conhecimento humano.

 

A educação que almejamos depende de nossas ações, hoje. Educação, livro e biblioteca permeiam estas ações. Facilitar o acesso dos leitores aos livros é um ato democrático. Oferecer um ambiente agradável para a leitura é um ato solidário. Ler é um ato de libertação.

 

Auxiliar de Biblioteca: Débora Steinheuser