Ensino Fundamental Anos Finais: Objetivos

O Ensino Fundamental I deve assegurar a todos, "a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores". O ensino fundamental é de grande importância, devendo assegurar a formação de cidadãos aptos a participar democraticamente da vida social.

O SAGRADO busca proporcionar aos educandos, a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades como elemento de auto realização, preparação para o trabalho e para o exercício consciente da cidadania.

O currículo para o ensino fundamental, deve obrigatoriamente propiciar oportunidades para o estudo da Língua Portuguesa, da Matemática, do mundo físico e natural e da realidade social e política, enfatizando-se o conhecimento do Brasil, onde também aparecem como essenciais para o desenvolvimento do pleno cidadão o ensino da Arte e da Educação Física. Além de trabalhar com os acontecimentos atuais do Brasil e do mundo, para que o aluno possa compreender e interpretar a sociedade como um todo, desenvolvendo procedimentos, valores, normas e atitudes.

Ao tomar como objeto de aprendizagem escolar conteúdos de diferentes naturezas reafirma-se a responsabilidade da escola com a formação ampla do educando e a necessidade de intervenções conscientes e planejadas nessa direção.