Serviços: Pastoral Vicentina

O Objetivo da Pastoral Escolar Vicentina é promover, aprofundar e dinamizar a espiritualidade vicentina e o trabalho social para servir Jesus Cristo na pessoa do pobre.

Espiritualidade Vicentina: É o modo próprio de ser, de viver, de agir e de rezar, ou seja, sob a ótica de São Vicente e de Santa Luiza de Marillac.

Trabalho Social: Desenvolvimento de projetos sociais junto às comunidades carentes envolvendo educadores, alunos e pais.

Em sintonia com a proposta e missão da Educação Vicentina e a partir de sua confessionalidade, sendo esta um elemento essencial da identidade institucional, a Pastoral Escolar Vicentina é entendida como:

I. Identidade: setor institucional responsável pelo planejamento, articulação e dinamização da ação evangelizadora junto à comunidade educativa. No centro desta ação está a proclamação do Reino de Deus, revelado e testemunhado por Jesus de Nazaré, e particularmente assumido em referência às experiências apostólicas dos Fundadores, Vicente de Paulo e Luísa de Marillac.

II. Missão: ser um espaço de cuidado e acompanhamento, educação da fé e serviço evangélico a toda comunidade educativa.

III. Eixos de atuação:

- Eixo Místico/Celebrativo, voltado aos projetos e atividades referentes ao cultivo da espiritualidade cristã e vicentina, o qual se dá através de momentos de oração, retiros, vivência sacramental, celebrações das datas litúrgicas e vicentinas, entre outros.

- Eixo Formativo/Integrativo, voltado aos projetos e atividades de aprofundamento e reflexão de assuntos do interesse da comunidade educativa à luz do carisma vicentino e da ética cristã, usando-se de metodologias diversas.

- Eixo Pastoral/Solidário, voltado aos projetos e atividades de intervenção concreta por meio de ações solidárias (campanhas, mobilizações, entre outros) e outras práticas pastorais (visitas, voluntariado, colaboração com organismos parceiros, entre outros).

IV. Programas de Ação:

- Programa Mística Vicentina, relacionado ao eixo místico/celebrativo.

- Programa Formação Continuada, relacionado ao eixo formativo/integrativo.

- Programa Solidariedade, relacionado ao eixo pastoral/solidário.

V. Instâncias de organização e responsáveis:

A fim de favorecer a efetivação de sua ação, como Pastoral Escolar Vicentina nos organizamos nas instâncias:

Local: em referência à realidade de cada Instituição, cabendo a esta estabelecer as estruturas e designar os/as responsáveis imediatos para o trabalho pastoral.

Embora a ação pastoral esteja em relação com toda comunidade educativa, são seus responsáveis imediatos em nível local:

Coordenador/a de Pastoral, preferencialmente um/a educador/a leigo/a, cristão/ã, comprometido com a comunidade de fé e com a proposta do carisma.
Assessora de Pastoral, função assumida, em geral, por uma Irmã Filha da Caridade.

Provincial: concernente ao conjunto das Instituições Educacionais da Província, tendo a função de articulação, assessoria e acompanhamento das instâncias locais a partir do projeto comum. O espaço de referência e gestão da PEV em âmbito provincial é a Comissão Especializada de Educação da Província de Curitiba (CEEPaC), sendo seus responsáveis imediatos:
Coordenadora Provincial, uma Irmã Filha da Caridade designada pelo Conselho Provincial.
Equipe Ampliada, constituída a partir da representação das Instituições locais.
- A Comissão Especializada de Educação da Província de Curitiba (CEEPaC) como um todo, sendo uma instância de diálogo e deliberações.